Pular para o conteúdo principal

COVID-19 e os Povos Indígenas

"Toda essa destruição não é nossa marca, é a pegada dos brancos, o rastro de vocês na terra"

Davi Kopenawa Yanomami

Apoie os Kaingang da TI Rio das Cobras no Paraná

A comunidade Kaingang da Terra Indígena Rio das Cobras, localizada no município de Nova Laranjeiras (PR), lançou uma campanha de arrecadação financeira. O objetivo da campanha é arrecadar dinheiro para abastecer as famílias Kaingang com alimentos, materiais de higiene e limpeza, como as máscaras sanitárias, necessárias para a contenção do vírus.

A pandemia do novo coronavírus impossibilitou atividades que são importantes fontes de renda para a comunidade. Atividades como a comercialização de artesanatos e apresentações culturais nas cidades, que envolvem o deslocamento e a permanência em cidades, não estão acontecendo em decorrência das orientações de distanciamento social.

O Grupo Cultural Goj Ki Pyn, que tem sua sede na T.I. Rio das Cobras, é composto por 30 integrantes que auxiliam na renda familiar e comunitária. O grupo faz um apelo, em nome da comunidade, à sua rede de apoiadores, para que doem, divulguem e deem o suporte necessário aos Kaingang da T.I. Rio das Cobras neste momento.

Os Kaingang, assim como todos os povos indígenas no Brasil, tiveram seus territórios espoliados e fragmentados pelas políticas dos colonizadores, e lutam há séculos para garantir sua autonomia territorial, política e cultural, resistindo a constantes ataques há mais de 500 anos. A soberania alimentar é um importante fator para a garantia de seu modo de vida, para a continuidade de sua existência.

Neste momento tão difícil, é vital estreitar os vínculos entre os de baixo, fortalecendo nossos laços de solidariedade e de apoio mútuo, na luta por vida digna! Só o povo salva o povo!

DADOS BANCÁRIOS:

Banco do Brasil
Titular: Elizandra Fygsanh Freitas                  CPF: 100.494.779-86
Agência: 4749-X
Conta-corrente: 6459-9