Pular para o conteúdo principal

COVID-19 e os Povos Indígenas

"Toda essa destruição não é nossa marca, é a pegada dos brancos, o rastro de vocês na terra"

Davi Kopenawa Yanomami

Ajude os povos indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo

O Momento é crítico para todas as Nações. Nós povos Indígenas de todo o Brasil, resistimos até os dias de hoje contra as formas de genocídio, desde o princípio da colonização. Sabemos que nossos Povos, assim como todo o mundo, estão atravessando um momento muito delicado em razão dessa Pandemia do Covid19. Nesse sentido, reforçamos a importância de nos mantermos em nossas aldeias e de não recebermos visitas vindas de fora, para que possamos nos afastar de riscos de contaminação pelo vírus. Esperamos que todos estejam bem, e mantendo os necessários cuidados coletivos, e que em prazo mais curto possível, tenhamos a normalidade restabelecida para que possamos estar juntos(as) dando prosseguimento a nossas ações conjuntas em defesa de nossas vidas e direitos. De outro lado, informamos que, mesmo durante esse período, seguimos trabalhando de forma remota e virtual, realizando as atividades que podem ocorrer dessa forma, e buscando preparar e planejar as atividades dos projetos que vem sendo implementados por nossa Organização, para que elas não sofram tantos atrasos quando a situação se normalizar, e não for mais necessária a manutenção desse isolamento social.   E por essa razão necessitamos do seu apoio para que justos possamos vencer essa crise na saúde pública brasileira e garantir que o Povos Indígenas da Área de Abrangência da APOINME, bem como do nosso País possa se prevenir contra o COVID 19 ( o novo coronavírus ).

Contribua com a vaquinha: http://vaka.me/894829 

HISTÓRICO E ATUAÇÃO

ARTIULAÇÃO DOS POVOS  E ORGANIZAÇÕES INDIGENAS DO NORDESTE, MINAS GERAIS E ESPIRITO SANTO (APOINME) foi criada em maio do ano de 1990 como uma organização informal, com o objetivo de articular as lideranças da região para a defesa dos direitos indígenas, direitos humanos e, principalmente, aos diretos territoriais.

Em março de 1995, a APOINME foi institucionalizada em uma associação civil sem fins econômicos, tendo como missão a luta pela recuperação dos territórios tradicionais indígenas e a reivindicação de políticas públicas diferenciadas relativas à educação, saúde, desenvolvimento e sustentabilidade dos povos indígenas junto ao Poder Público.

Somos uma organização composta por indígenas que abrange dez unidades da Federação, subdividida em oito microrregiões estabelecidas entre os nove Estados da Região Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo, representando mais de 78 povos e uma população de mais de 213 mil indígenas da região. Tendo como base lideranças locais e coordenadores das microrregiões.

A APOINME tem uma história admirável, por aqui passaram grandes líderes que contribuíram na luta e na defesa dos territórios tradicionais, e principalmente no reconhecimento dos direitos dos povos indígenas do nordeste e leste. É público e notório, que a nossa organização contribui em muitas frentes de lutas, e que o seu enfraquecimento institucional de cunho financeiro, afetou também, nossas frentes de luta dentro das terras indígenas, fatalmente comprovada com os altos índices de violações dos direitos dos povos indígenas da área de abrangência.